sexta-feira, 18 de maio de 2007

MERCADO DE TRABALHO: Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial - por Daniela Duarte



O atual mercado de Assessoria de Imprensa e Assessoria de Comunicação está em constante expansão.

Mais especificamente sobre Assessoria de Imprensa, hoje é uma área amplamente reconhecida e valorizada pelo mercado. E quem trabalha pautado numa ética profissional tem grandes chances de êxito. A ética e habilidade técnica são imprescindíveis. Critérios e paciência para colher dados das empresas e a forma de condução do trabalho do profissional irá repercutir em sua trajetória.

No que diz respeito a Assessoria de Comunicação, o profissional deve ser um gestor com múltipla formação. Possuir conhecimentos nas áreas de administração, marketing e possuir um bom planejamento é fundamental. Além é claro de sua formação jornalística.

O gestor de comunicação gerencia o custo e ações do departamento com objetivos mercadológicos. Não é um vendedor, porém a medida que atua como um gerenciador da marca, pode-se dizer que é um vendedor indireto, responsável por manter uma boa imagem da empresa.

Porém um fator de grande relevância e que não pode ser ignorado pela classe (dos comunicadores) é que estamos perdendo mercado. Ou seja, muitos profissionais de diversas áreas estão hoje atuando como um gestor de comunicação, mesmo sem possuir a sensibilidade necessária para o cargo. Temos que nos preparar!

Um fator imprescindível para o profissional que deseja ingressar na área e conquistar uma base desejável para sua atuação é o hábito da leitura não só pelo assunto, mas desenvolver o hábito de ler. E a participação em cursos sobre empreendedorismo é outra ferramenta que ampliará a bagagem desse profissional que hoje é visto como um multimídia. O mercado atual exige isso. Um profissional com visão global do negócio.

Alguns profissionais estão inclusive investindo em cursos de Ombudsman (é uma palavra sueca que significa representante do cidadão), ou seja,estão se preparando pesado para conhecer a fundo questões como direitos do consumidor.

Resumo da ópera: nos tempos atuais, o profissional de comunicação (o mídia) deve possuir amplos conhecimentos em diversas áreas e estar realmente apto a desempenhar sua função com base sólida e a sensibilidade fundamental ao profissional de comunicação, desempenhando com profissionalismo ético e dedicação a sua função de manter, transformar e agregar bons valores a marca de seu cliente, a empresa.
************************************************************************************
*Fonte de pesquisa:
Palestrantes:
Marcos Vinicius Alves – Ilse Araújo – Clayton Vidal – André Luis – Waldwogel
FACULDADE PINHEIRO GUIMARÃES

Nenhum comentário: