quarta-feira, 16 de maio de 2007

O 4º poder - por Danny Doo



O 4º poder, criado de uma genuína necessidade de fiscalização dos outros três que o antecedem, a saber: executivo, legislativo e judiciário; agora coloca em xeque sua legitimidade. Mais especificamente, o jornalismo, têm manchado seu papel de defesa e informação ao cidadão comum, nas águas não tão nobres da publicidade. Verdade seja dita, jornalistas e publicitários já travaram boas brigas no passado, em nome da moral ética (jornalistas) versus, a necessidade de bancar as contas do veículo (publicidade) por meio de seus anunciantes.

Mas o que era mera briga pontual, passou de algo visível para um campo bem mais perigoso e velado; onde uma revista muito conhecida e lida ataca constantemente o atual governo e sempre “dá capa” (desfavorável ao mesmo) não mais em nome da notícia, verdade ou coisa do tipo; mas por algo talvez inacessível ao cidadão comum, o real motivo (divulgam vozes do meio jornalístico em “off”) se tratar de uma briga judicial, entre os principais anunciantes deste veículo e o governo (receita federal etc). Ou seja, produz-se em série, várias reportagens que são lidas e tidas como confiáveis, por um veículo (revista) de tão grande visibilidade nacional. Mensagens viciadas e altamente tendenciosas, fazendo um alarde e formando opinião, não mais em nome daquilo que o jornalismo se propõe a fazer, mas por uma questão de interesses econômicos e privados. Quebrou-se a linha que separava uma coisa da outra. E a ética vai para o espaço.

Mas ainda assim, temos alguns representantes da classe que não se dobram a essa realidade tão penosa. Jornalistas sérios que mesmo trabalhando no meio onde essa prática é notória, ainda assim fazem a diferença. São éticos e produzem textos diferenciados de caráter sério e informativo, e não tendenciosos, dando ao leitor o direito de concluir por si o que melhor lhe aprouver. Inclusive com versões variadas de uma mesma “história”.

É muito bom verificar através de jornais diversos (porém raros) e algumas revistas, uma mesma notícia sendo escrita de forma mais ética e profissional.

“Veja” bem o que você anda lendo. (rsrsrs)


por DannyDoo

Nenhum comentário: